quarta-feira, 4 de abril de 2012

Concelho de Mafra - Curiosidades



O concelho de Mafra, do distrito de Lisboa, localiza-se na Região Centro (NUT II) no Oeste (NUT III). Situa-se cerca de 40 km a noroeste da capital e a 7 km do mar. É importante destacar neste concelho a Reserva Natural da Tapada de Mafra, onde existem javalis, veados e gamos, sendo uma área protegida.


Aspetos Geográficos


O concelho está rodeado pelos concelhos de Torres Vedras a norte, Sobral de Monte Agraço a nordeste, Arruda dos Vinhos a este, Loures a sudeste, Sintra a sul e pelo oceano Atlântico a oeste.

Mafra ocupa uma área de 291,5 km2, na qual se distribuem 17 freguesias: Azueira, Carvoeira, Cheleiros, Encarnação, Enxara do Bispo, Ericeira, Gradil, Igreja Nova, Mafra, Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés, Santo Isidoro, São Miguel de Alcaínça, Sobral da Abelheira, Venda do Pinheiro e Vila Franca do Rosário.

Em 2005, o concelho apresentava 59 798 habitantes.

O natural ou habitante de Mafra denomina-se mafrense.

Este concelho apresenta uma grande diversidade morfológica e é possuidor de uma extensa costa atlântica, onde pequenas praias são geralmente enquadradas por arribas rochosas ou falésias.

História e Monumentos

Mafra é uma vila muito antiga que, no mesmo ano da tomada de Lisboa, foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques.

O concelho de Mafra possui um dos mais importantes patrimónios arquitetónicos, históricos e culturais do país de onde se destaca o Convento de Mafra (séc. XVIII), que inclui também um Palácio, um Mosteiro e uma Basílica, que é ladeada por duas torres sineiras onde estão os famosos carrilhões. Na parte Sul do Convento está instalada desde os fins do século XIX a Escola Prática de Infantaria.

São também de destacar a Igreja de Santo André em Mafra, a Igreja de S. Pedro de Grilhões na Azueira, a Igreja Paroquial na Carvoeira, a Igreja Matriz Manuelina em Cheleiros, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (séc. XVII) na Encarnação, a Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo na Venda do Pinheiro, a Igreja de S. Silvestre (séc. XVII) no Gradil, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios (séc. XVII) na Malveira e o Forte da Ericeira.
O Museu do Centro de Estudos Históricos e Etnográficos e o Arquivo/Museu da Ericeira são também duas importantes referências culturais da região.

Tradições, Lendas e Curiosidades

Neste concelho realizam-se as seguintes festas: Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) na Ericeira, no Gradil e na Igreja Nova; aNossa Senhora do Cabo (8 de setembro) em Santo Estêvão das Galés; Nossa Senhora do Socorro (5 de agosto) em Enxara do Bispo; Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) em Cheleiros; Nossa Senhora da Boa Viagem (20 de agosto) na Ericeira; a Nossa Senhora da Encarnação (15 de agosto) na Encarnação; a Festa do Menino Jesus (25 de dezembro) em Santo Isidoro e a Festa do Santíssimo (segundo domingo de setembro) em Mafra.

O feriado municipal ocorre na quinta-feira de Ascensão.

No artesanato salienta-se a produção de louças e figuras de barro.

Economia

O turismo é uma das principais atividades económicas do concelho em que as vertentes histórica e cultural se podem também associar à vertente natural, a costa atlântica com as suas praias e o espaço verde da Tapada de Mafra são os seus expoentes máximos. O valoroso património arquitetónico existente atrai todos os anos inúmeros visitantes não nacionais como também estrangeiros.

A agricultura é outra atividade económica importante na região de onde se destaca o milho, as batatas, as favas e principalmente a vinha. Na indústria salienta-se o fabrico de tijolos e telha.

Fonte: Infopédia

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...